Ato em Rondônia marca fim da desintrusão da TI Karipuna

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Órgãos federais realizam, na tarde desta terça-feira (30), em Rondônia, uma cerimônia para marcar a conclusão da operação de retirada (desintrusão) de não indígenas da Terra Indígena Karipuna.
A desocupação das terras da União destinadas ao usufruto exclusivo indígena começou no início de junho deste ano, em cumprimento à determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e em consonância com uma decisão da Justiça Federal.
Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) diz que a operação montada para remover “grileiros e extrativistas ilegais” foi classificada como um “sucesso”. Integrantes de mais de 20 órgãos federais participaram do processo de desintrusão que, segundo a pasta, foi deflagrado para “resguardar a vida dos indígenas e assegurar a eles o direito exclusivo do uso da terra, conforme previsto na Constituição Federal”.
Ainda de acordo com o MPI, mais de 20 edificações irregulares foram destruídas e 54 metros cúbicos de madeira ilegal, apreendidos. O detalhamento dos resultados, contudo, só será apresentado durante o ato desta terça-feira, previsto para ocorrer na Aldeia Panorama.
Localizada entre as cidades de Porto Velho e Nova Mamoré, próxima à fronteira com a Bolívia, a TI Karipuna ocupa cerca de 153 mil hectares – cada hectare corresponde aproximadamente às medidas de um campo de futebol oficial. Demarcada em 1997 e homologada em 1998, a área e, consequentemente, os indígenas detentores do direito à ocupação, sofrem com a investida ilegal de madeireiros, grileiros, pecuaristas e pescadores.
Conforme cronograma que a Casa Civil da Presidência da República, que coordenou a operação, divulgou no início do mês passado, uma vez concluída a desintrusão, o governo federal iniciará a fase de consolidação, com a implementação de medidas para impedir ou dificultar o retorno dos invasores, entre as quais a inutilização de instalações como pontes, vias de acesso, cercas, construções e outras que não sejam de interesse do povo originário. 
O governo federal também promete promover ações diárias de monitoramento e patrulhamento.
Edição: Fernando Fraga
Edição inédita do programa vai ao ar nesta segunda-feira (29), às 23h, na TV Brasil.
Segundo o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, conferência sobre agentes produtores e usuários de dados é um momento histórico para o órgão, reconhecido por seus excelentes serviços.
O sérvio, que busca um inédito ouro olímpico, dominou o jogo de forma arrasadora para abrir vantagem de 6-1 e 4-0, com golpes de fundo potentes e largadinhas perfeitas.
Ação foi ajuizada por nove pessoas afetadas pela extração de sal-gema. A empresa ainda pode recorrer da decisão.
Concluída a desintrusão, tem início a fase de consolidação, com implementação de medidas para impedir retorno dos invasores.
Chefe do Ministério Público acusa a opositora Maria Corina de estar envolvida em ataque hacker ao sistema do CNE.
Já na segunda rodada do torneio de simples feminino, Beatriz foi eliminada após ser derrotada por Anna Karolina Schmiedlova, da Eslováquia, por 2 sets a 0 (6-4 e 6-4).
Óbito de bebê de 6 meses é o primeiro no país em três anos. “É uma doença prevenível por vacina, então recomendamos fortemente a vacinação”, orienta Nísia Trindade.
Preparado em parceria com o povo indígena Tupinambá, o ato de acolhimento terá lugar no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Equipe econômica vai discutir os parâmetros do Plano Anual de Financiamento e avaliar a necessidade de revisão.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.