BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novos prazos para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ainda existe um grande número de beneficiários que não estão incluídos no Cadastro Único ou que estão com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses.
Desde 2016, para o recebimento do BPC, os beneficiários precisam estar inscritos no Cadastro Único e fazer atualização do cadastro a cada dois anos. Atualmente, são atendidos pelo programa mais de 6,02 milhões de beneficiários, entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda, que recebem o pagamento de um salário mínimo. 
O beneficiário que não estiver no CadÚnico ou que estiver com o cadastro desatualizado há mais de 48 meses deve regularizar a situação em 45 dias se morar em um município de até 50 mil habitantes. Para aqueles que vivem em cidades maiores, com mais de 50 mil habitantes, o prazo é de 90 dias. A notificação será feita pelo banco. 
Se o beneficiário não fizer a atualização dentro desse prazo, o pagamento é suspenso. 
Após a suspensão do pagamento, os beneficiários terão 30 dias para realizar a inscrição ou atualização junto ao Cadastro Único, solicitar a reativação do BPC e o pagamento dos valores devidos desde a suspensão.
Uma portaria do MDS e do Ministério da Previdência Social estabelece que os usuários do BPC que estão há mais de 48 meses sem atualizar o cadastro serão chamados a comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de onde residem. 
Uma portaria do MDS em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determina que os pedidos do BPC que tiverem mudança cadastral com indícios de inconsistência devem ser submetidos a uma verificação das novas informações.
Neste caso, será preciso realizar o registro biométrico, a partir de 1º de setembro de 2024. 
O cruzamento de informações será realizado mensalmente pelo INSS, para apurar se o critério de renda do grupo familiar está sendo cumprido e acúmulo do benefício com outra renda. 
Os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande do Sul com a situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal não passarão pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.
Edição: Carolina Pimentel
Novo pedido foi feito nesta sexta-feira (26) após a defesa de Silveira informar ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que pagou a multa de R$ 247 mil, definida durante a condenação.
Doença tinha sido confirmada em um estabelecimento de avicultura comercial em Anta Gorda (RS). Com a medida, o governo aguarda a retirada da suspensão de países importadores de carnes de aves e produtos.
Segundo a Aneel, as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitirão a adoção da bandeira tarifária sem cobrança extra em agosto. 
Beneficiário terá 45 ou 90 dias, a depender da cidade onde mora, para se inscrever no CadÚnico ou para atualizar cadastro. A partir de setembro, será preciso fazer registro biométrico. 
Febre olímpica cresceu lentamente na capital francesa, onde moradores reclamaram do fechamento de ruas no coração da cidade e comércios locais criticaram as perdas nas vendas.
TSE cancelou, nesta semana, a ida de dois representantes à Venezuela para acompanhar o pleito, após Nicolás Maduro afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas.
Informações sobre posição na lista de espera para transplantes, check-list do Vida sem Nicotina e a localização de hospitais, farmácias e hemocentros estão disponíveis no aplicativo.
Em discurso feito na ONU em 2023, Nikolas chamou o presidente de “ladrão” e publicou a fala em redes sociais. Inquérito aberto pela Policia Federal concluiu pela materialidade do crime.
No primeiro quadrimestre de 2024, foram mais de 18 mil notificações. Com a estação seca, a projeção é de alta dos casos neste ano. 
Financiamento foi dado em 2013, para a concessão do serviço de transporte via trens urbanos na região metropolitana do Rio.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.