PGR denuncia acusados de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma
Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (16) três pessoas pelos crimes de injúria e calúnia contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no aeroporto de Roma, na Itália, em 2023.

Na denúncia, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa o casal Roberto Mantovani Filho e Andrea Mantovani e o genro, Alex Zanatta, de ofender Moraes com xingamentos de “bandido”, “comprado”, “comunista” e “ladrão” e “fraudador das eleições”. As ofensas ocorreram quando o ministro, a esposa e três filhos estavam na sala de embarque do aeroporto.
Segundo o procurador, os acusados imputaram conduta criminosa a Moraes de “maneira pública e vexatória” para constranger o ministro e provocar “reação dramática” nas redes sociais.
“O registro em vídeo das passagens vexatórias, posteriormente compartilhado em redes sociais, atendia ao propósito de potencializar reações violentas de outros populares contra o ministro, agredido pelo desempenho das suas atribuições de magistrado, pondo em risco, igualmente, a sua família, captada nas imagens”, afirmou o procurador.
A denúncia será analisada pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso. Se a denúncia for aceita pelos demais ministros, os acusados se tornarão réus. Não há prazo para julgamento do caso.
Em nota, o advogado Ralph Tortima disse que a investigação contra os acusados foi “arbitrária” e marcada por “reiteradas ilegalidades”. O defensor também ressaltou que a Polícia Federal sugeriu o arquivamento do caso.
“Percebe-se que o caso teve grande revés, o que não surpreende mais. Era esperada a denúncia ofertada. Nesses exatos termos: parcial, tendenciosa e equivocada sob inúmeros aspectos, inclusive técnicos. Caso ela seja recebida, e com isso se inicie uma ação penal, a defesa finalmente terá cópia das imagens do aeroporto de Roma, sonegadas até então. Com elas a verdade será restabelecida e tudo será devidamente esclarecido, alcançando-se a almejada Justiça”, afirmou.
Matéria ampliada às 20h21 para acréscimo da manifestação da defesa dos acusados.
Edição: Juliana Andrade
Procurador-geral da República, Paulo Gonet acusa o casal Roberto Mantovani Filho e Andrea Mantovani e o genro, Alex Zanatta, pelos crimes de injúria e calúnia contra o ministro.
Conselho define em agosto repartição do resultado entre os trabalhadores. Distribuição será proporcional ao saldo de 31 de dezembro.
Agronegócio responde por 20% dos empregos formais e por 27% do PIB e é caracterizado por monoculturas em larga escala, com intensivos sistemas de irrigação e uso excessivo de insumos e agrotóxicos.
Iniciativa busca incentivar candidaturas para eleições municipais. Organizações também pretendem fortalecer as agendas de justiça racial, de gênero, climática e econômica.
Programa inédito vai ao ar nesta terça-feira, na TV Brasil. Perda do filho, em 2005, fez a quadrinista decidir desenhar de acordo com o que acredita.
Acordo fechado entre o Congresso, governo e empresários estava na pauta de votação de hoje no Senado, mas deve ficar para depois do fim do recesso parlamentar.
Primeira ocorrência foi registrada no sábado, em Douradina, a cerca de 195 quilômetros de Campo Grande. O segundo aconteceu na Terra Indígena Dourados.
Dados poderão ser acessados, durante consulta, em qualquer ponto da rede pública de todo o país.
No acumulado de janeiro a maio, foram registrados 2.441 óbitos. Em igual período de 2015, mortes somaram 2.673. Dados são da plataforma de estatísticas de trânsito do governo de São Paulo.
Débora dos Santos foi presa em março de 2023, na 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga quem participou e financiou os atos golpistas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google