Senado adia votação de projeto que garante acesso público a praias

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado adiou para a próxima semana a votação do Projeto de Lei 775/2022 de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que garante o acesso e o uso público das praias brasileiras. O adiamento ocorreu após o presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), conceder vista coletiva, a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, a PEC das Praias, que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, hoje sob o domínio da União, para estados, municípios e proprietários privados.
O PL 775/2022 altera o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei 7.661, de 1988) e o Estatuto das Cidades (Lei 10.257, de 2001) para assegurar o acesso público às praias em todo o país, em regiões urbanizadas pelo sistema viário ou não, exceto nas áreas de interesse de segurança nacional ou que façam parte de unidades de conservação, geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Na sessão desta terça-feira, a relatora da matéria, senadora Janaína Farias (PT-CE), defendeu que a proposta estabeleça que condomínios, hotéis e resorts devem ter passagens que permitam o acesso livre da população às praias. “Propusemos a alteração na Lei 6.766, de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, para determinar que os projetos de loteamento prevejam os locais de acesso às praias, ao mar, aos rios e a outros corpos de água”.
A relatora propôs ainda que seja ampliado o conceito de praia para incluir, além das faixas de areia, cascalhos e pedregulhos banhados pelo mar, aquelas áreas localizadas nas margens de lagos e rios.
A partir das considerações da CMA, Janaína Farias sugeriu a inclusão de regras para prever a cessão de uso das áreas da União necessárias para o acesso às praias, ao mar, aos rios e aos corpos de água em todos os municípios que ainda não assinaram os termos de adesão com o governo federal. “De modo a não prejudicar o direito de fruição dos bens públicos pela população dessas localidades”, esclareceu.
A parlamentar leu seu parecer favorável à aprovação da matéria, na forma de substitutivo. O texto é alternativo ao aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, em 25 de outubro de 2023. A relatora apontou que a CDR ainda não recebeu emendas ao PL.
Após a votação da nova versão apresentada por Janaína Farias prevista para a próxima semana, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Edição: Fernando Fraga
Vista coletiva atendeu pedido do senador Flávio Bolsonaro, relator da PEC que transfere propriedade de terrenos do litoral para estados, municípios e setor privado.
Relator do projeto foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório, por criar despesa pública de caráter continuado, sobretudo para os estados.
A zagueira do Bahia Suelen Santos teria sido alvo de ofensas racistas proferidas por Hugo Duarte, técnico do JC Futebol Clube-AM, derrotado pelo Tricolor. Ele foi preso em flagrante por suspeita de injúria racial.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem canal próprio no município, leva sua programação para mais duas cidades, Carambeí, Imbituva, atingindo cerca de 400 mil telespectadores.
Estatal já foi responsável por 60% da produção de gás natural boliviano e hoje opera 25% do total produzido no país. Magda falou no Foro Empresarial Bolívia-Brasil.
No menor valor desde 24 de junho, dólar acumula queda de 3,11% no mês, mas sobe 11,59% no ano. Dia foi de ganhos, com o Ibovespa, índice da B3, fechando aos 127.108 pontos, com alta de 0,44%.
Levantamento aponta que 2,398 milhões de pessoas foram afetadas de alguma maneira pela tragédia climática, o equivalente a 22,04% da população do estado.
Antes de retornar a Brasília, o presidente Lula participa, ainda nesta terça-feira, de um fórum de empresários brasileiros e bolivianos em Santa Cruz de la Sierra.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google