Aplicativo do SUS passa a aceitar dados sobre raça e nome social

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A partir desta segunda-feira (8), usuários podem autodeclarar informações sobre raça/cor e nome social no aplicativo Meu SUS Digital. De acordo com o Ministério da Saúde, também é possível inserir informações sobre orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).
A medida, segundo a pasta, garante que todas as informações editadas e autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS). “Assim, as informações declaradas no aplicativo serão espelhadas nos sistemas das unidades básicas de saúde de todo o país”.
Em nota, o ministério destacou que a proposta é garantir a integridade das informações prestadas via Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade, além de viabilizar políticas públicas específicas.
Ao acessar o app, o usuário será convidado a responder a autodeclaração do campo raça/cor, que deverá ser preenchido de forma obrigatória. Para editar o campo ou atualizar o nome social e o endereço, é preciso acessar a aba Meu Perfil. O usuário será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, onde é possível corrigir ou incluir uma nova informação no perfil.
Para realizar a autodeclaração, é necessário ter conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br.  Caso a conta seja nível Bronze, o app dará as instruções de como subir o nível de segurança.
Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero da ficha de cadastro são perguntas obrigatórias, feitas por profissionais durante o atendimento, “com respeito à autonomia dos usuários, que podem escolher se querem ou não respondê-las”, segundo o Ministério.
Com a nova atualização, sete orientações sexuais podem ser escolhidas: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro, além de sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro.
Edição: Sabrina Craide
Entre os imunizantes recomendados estão as doses tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (difteria, tétano e coqueluche), influenza e covid-19.
Disputa, que teve início em 2019, contou com a participação de 300 equipes formadas por cientistas de diferentes nacionalidades, origens e áreas do conhecimento, como indígenas e estudiosos.
Por causa de disputa territorial entre facções rivais, Polícia Militar intensifica esquema em áreas de maior perigo como o Morro do Chapadão, onde houve intenso tiroteio.
Material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro furtada na madrugada do dia 30. No furto foram levados cinco recipientes similares a baldes tampados.
Usuários já podem autodeclarar informações no aplicativo Meu SUS Digital. Dados relativos a orientação sexual e identidade de gênero também podem constar na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).
Ministro determinou que seja garantido o acesso integral do processo aos advogados. Procuradoria-Geral da República tem 15 dias para analisar a peça.
Verbas são para recuperação, atualização e criação de laboratórios e coleções biológicas, anunciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, na 76ª reunião da SBPC.
Em caso de adiamento ou cancelamento de serviços, reservas e eventos, incluídos shows e espetáculos, o prestador deverá agir para garantir o direito do consumidor.
Ligação anônima informou que duas toneladas de explosivos teriam sido colocadas sob a embaixada. Polícias Militar e Federal foram ao local e não encontraram explosivos
Leque de possibilidades inclui a formação de um governo minoritário pela Nova Frente Popular ou de uma coalizão pesada de partidos com quase nenhum ponto em comum.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.