Chuva suspende limpeza do Mercado Público de Porto Alegre

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A prefeitura de Porto Alegre suspendeu, na manhã desta quinta-feira (23), a limpeza das áreas internas do Mercado Público (à direita), no centro histórico cidade, devido à forte chuva que atinge a capital do Rio Grande do Sul. O edifício inaugurado em 1969 é o mercado público mais antigo do país. Até a enchente, o endereço abrigava lojas que comercializavam desde alimentos e bebidas a artigos religiosos.
O prédio histórico estava alagado havia 18 dias pelas águas do Guaíba, que chegou ao nível recorde de 5,35 metros (m), em 5 de maio, superando o pico da cheia em 1941, quando atingiu 4,76 m. No local, a cota de inundação é de 3 m. O cenário encontrado após o auge da inundação é de lixo acumulado e estruturas das lojas e mobiliários danificados.
Na quarta-feira (22), a força-tarefa dos servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMPU) iniciou a limpeza da parte externa do mercado público.
Foi feita a remoção do lodo por meio de hidrojateamento e com auxílio de caminhão-pipa para transporte de água. Quando retomados, os serviços preveem a desinfecção do local. O custo para o governo municipal de toda a operação de limpeza e desinfecção do prédio está estimado em R$ 284 mil pela prefeitura. A estimativa é que a operação dure até cinco dias.
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, após a retomada da limpeza das áreas internas do Mercado Público, em uma segunda etapa, será a vez de os comerciantes do local avaliarem os prejuízos e descartarem resíduos e entulhos com auxílio das equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A terceira etapa será desinfecção da área térrea e a limpeza e desinfecção do piso superior.
Edição: Juliana Andrade
Comitiva com cinco juízes e liderada pela presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Nancy Hernandéz, está em visita ao Brasil desde segunda-feira (20).
A 8 dias do fim do prazo, 13 milhões de contribuintes ainda não acertaram contas com o Leão. Até as 16h45 desta quinta, tinham sido entregues 30, 3 milhões de declarações, ou 70,5% do esperado.
Prédio histórico (à direita) ficou alagado por quase três semanas. Cenário encontrado após inundação é de lixo acumulado e estruturas das lojas e mobiliários danificados.
Medida vale para escolas públicas e privadas até esta sexta-feira (24). O bairro Menino Deus, que fica na região centro-sul, voltou a registrar ruas inundadas.
Presidente do Benin afirmou que nunca é tarde demais para trabalhar pelo estreitamento de relações com a África.
Nas 4 últimas semanas, prevalência entre casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (27,3%), Influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (56,2%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (4,6%).
Projeto Pró-Espécies – Todos contra a Extinção revela que, das 290 classes criticamente em perigo, 193 contam agora com instrumentos de conservação. São 112 espécies da flora e 81 da fauna.
Decisão está alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028 e altera acordos firmados em 2019, que estabeleciam as regras para a venda desses ativos.
Unidades para acolhimento emergencial foram montadas após enchentes em Canoas e Porto Alegre. Baixa oferta de instituições preocupa quem lida com essa população
Média das despesas públicas com bens e serviços em saúde foi de 7,4% em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, contra 2,3% das despesas das famílias.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google