Nísia diz que financiamento e gestão são grandes desafios da saúde

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta quinta-feira (23), em Brasília, que o financiamento e a gestão são os dois grandes desafios do setor.
“É importante termos mais financiamento para a saúde e melhorar a gestão. No Brasil, a distribuição entre despesa pública e privada com saúde destoa do que acontece no mundo, nos países em que há sistemas públicos de saúde – sendo que nenhum país tem um sistema universal com a força do Sistema Único de Saúde”, argumentou.
Ao participar de plenária destinada ao governo federal na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Nísia citou que, em 2021, a média das despesas públicas com bens e serviços em saúde foi de 7,4% em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), contra 2,3% das despesas das famílias.
No Brasil, a média das despesas do governo com bens e serviços em saúde, no mesmo ano, foi de 4,5%, contra 5,1% das despesas das famílias.
“Ou seja: é fundamental melhorarmos o financiamento público. E somos conscientes de quanto os municípios vêm investindo a mais em saúde do que determina a Constituição. Os gastos em saúde são crescentes”, concluiu a ministra.
Edição: Kleber Sampaio
Prédio histórico (à direita) ficou alagado por quase três semanas. Cenário encontrado após inundação é de lixo acumulado e estruturas das lojas e mobiliários danificados.
Medida vale para escolas públicas e privadas até esta sexta-feira (24). O bairro Menino Deus, que fica na região centro-sul, voltou a registrar ruas inundadas.
Presidente do Benin afirmou que nunca é tarde demais para trabalhar pelo estreitamento de relações com a África.
Nas 4 últimas semanas, prevalência entre casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (27,3%), Influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (56,2%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (4,6%).
Projeto Pró-Espécies – Todos contra a Extinção revela que, das 290 classes criticamente em perigo, 193 contam agora com instrumentos de conservação. São 112 espécies da flora e 81 da fauna.
Decisão está alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028 e altera acordos firmados em 2019, que estabeleciam as regras para a venda desses ativos.
Unidades para acolhimento emergencial foram montadas após enchentes em Canoas e Porto Alegre. Baixa oferta de instituições preocupa quem lida com essa população
Média das despesas públicas com bens e serviços em saúde foi de 7,4% em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, contra 2,3% das despesas das famílias.
Projeto exige que se afastem das funções quatro anos antes do pleito militares das Forças Armadas, juízes, membros do Ministério Público, policiais federais ou rodoviários e policiais civis e PMs.
Carta com agenda de prioridades foi entregue ao ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google