Ministro anuncia subsídio para moradias em pequenos municípios

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quinta-feira (23), na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o lançamento de convênios com as prefeituras de cidades com menos de 50 mil habitantes para a contratação direta de unidades habitacionais. A nova modalidade será viabilizada com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
A medida é adicional ao Minha Casa, Minha Vida, exclusiva para municípios pequenos, que possibilitará a execução das obras pelas prefeituras, por meio de convênio com o governo federal. “Prefeitos e prefeitas preparem seus projetos, verifiquem as suas documentações, mobilizem os seus secretários de Habitação, de Assistência Social, para que assim que abrirmos a seleção vocês apresentem as suas propostas”, reforçou.
Durante a participação, no último dia do movimento municipalista, o ministro fez um balanço da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2023. Segundo Jader Filho, ao longo de 1 ano e 5 meses o programa habitacional selecionou mais 302 mil moradias para financiamento com taxas reduzidas ou subsídios, das quais 14 mil serão destinadas a atender famílias quilombolas e 6 mil para populações indígenas.
O ministro destacou que essas contratações foram responsáveis por garantir mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos nas cidades. E em setembro, segundo o ministro, o governo espera alcançar a marca de 1 milhão de unidades habitacionais contratadas, e ultrapassar 2 milhões de moradias nas linhas de financiamento e subsidiadas até 2026.
“A gente precisa estar juntos para fazer com que esses contratos sejam assinados e que a gente possa transformar em obras, porque além da casa, que ao final a gente vai entregar para as famílias, a gente vai gerar emprego e renda em cada um dos municípios selecionados”, disse.
Além dos números do Minha Casa, Minha Vida, o ministro também fez um balanço sobre outras iniciativas nas cidades, como investimentos nas redes de águas pluviais, renovação de frotas públicas, urbanização de periferias, regularização fundiárias, contenção de encostas e abastecimento de água em área rural.
Edição: Fernando Fraga
Até o momento, 484 voluntários se cadastraram para trabalhar na recuperação das instituições, com 313 técnicos do setor de patrimônio, como museólogos, restauradores e arquitetos.
“Elas começam a ser construídas já nos próximos dias, especialmente no Vale do Taquari”, disse o governador Eduardo Leite durante cerimônia de assinatura dos contratos.
Programa é exclusivo para municípios com menos de 50 mil habitantes para a contratação direta de moradias.
Para o presidente, ação faz justiça em relação ao pleito de todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação.
No maior desastre climático do estado, mais de 647 mil gaúchos ainda estão fora de suas residências, vivendo em abrigos, na casa de amigos e parentes ou em acampamentos à beira de rodovias.
A Operação Caminhos Seguros durou 18 dias e envolveu mais de dois mil agentes das forças de segurança mineiras, dos bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público.
Países anunciaram que reconhecerão formalmente Estado da Palestina. Israel disse que iniciativa é tentativa de ressuscitar políticas antigas e fracassadas.
Pesquisa do Ipea, com base em dados da Pnad Contínua, mostra precarização das condições de trabalho e temor de perda de autonomia entre motoristas e entregadores.
As provas, que ocorreriam em 5 de maio, foram adiadas em função do desastre provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
“É importante que a população se vacine contra a Influenza, que é um dos principais vírus que leva aos casos graves de síndrome respiratória”, diz Luciane Velasque, superintendente de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da secretaria.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google