Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Ex.Saúde, Presidente, Governo
As chuvas diminuíram no Rio Grande do Sul nas últimas horas, um alívio após as fortes precipitações que voltaram a atingir o estado desde a última sexta-feira (10). Apesar disso, as autoridades gaúchas alertam a população para o risco de novas enchentes, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, e para a iminente queda de temperatura.
“Pedimos a todas as pessoas que tiveram suas residências inundadas que não voltem para esses locais. E quem voltou, saia”, alertou o governador Eduardo Leite, durante entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (13). “Deixem essas localidades imediatamente e se coloquem em segurança”, acrescentou.  
Segundo o governador, as áreas afetadas pelas inundações “voltarão a ter essa incidência e [provavelmente] precisarão voltar a ser evacuadas”.
Segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, embora haja previsão de chuvas para as próximas horas, o volume deverá ser menor que o dos últimos dias.
“A perspectiva é que as chuvas diminuam, ainda que continuem a cair nas regiões norte e nordeste [do estado], mas não há previsão de volumes muito elevados. O que vai predominar agora é a massa de ar frio. O frio será muito intenso ao longo dos próximos dias, principalmente entre quarta-feira [15) e sexta-feira [17]”, disse a meteorologista, durante a mesma entrevista à imprensa.
De acordo com Cátia, só no último fim de semana, choveu, na região metropolitana de Porto Alegre, entre 120 milímetros e 180 milímetros. Na Serra, o volume foi ainda mais intenso, variando entre 200 e 320 milímetros. E grande parte dessa água escorre para os rios que correm em direção ao Guaíba, na região metropolitana da capital gaúcha.
“Na cidade de Estrela, o nível do rio Taquari chegou a quase 28 metros. O rio dos Sinos segue em elevação e vai seguir assim pelos próximos dias. Também tivemos volumes [de chuvas] muito elevados nas cabeceiras dos rios Taquari e Caí. Estas águas agora estão entre Bom Retiro do Sul e a foz do Taquari e devem chegar na região metropolitana amanhã [14], onde o nível do Guaíba deve ultrapassar o pico anterior, e o vento sul deve represar [o escoamento das águas] do Guaíba para a Lagoa dos Patos, que também já está com níveis elevados. Ou seja, todos os fatores nos atrapalham”, afirmou Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação.
 
 
*Matéria foi alterada às 17h17 para esclarecer informação sobre volume de chuvas. Segundo a meteorologia, o volume será menor que nos últimos dias. 
Edição: Aécio Amado
Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite. Estado destinará R$ 12 milhões para que prefeituras façam adequações nos abrigos e mais R$ 18,3 milhões para a área de saúde.  
“Pedimos a todas as pessoas que tiveram suas residências inundadas que não voltem para esses locais. E quem voltou, saia”, alertou o governador Eduardo Leite, durante entrevista à imprensa.
Umidade relativa do ar começa a cair e se aproxima de 30% nas horas mais quentes. Aproximação de uma frente fria deve provocar rajadas moderadas de vento, de até 60 km/h.
Vice-presidente disse que o compromisso com o controle das contas públicas continua e que cabe a todos ajudar a cumprir a meta de déficit zero.
Aeroporto de Porto Alegre está fechado por causa das chuvas que atingem o estado desde 29 de abril. Chuvas provocaram 147 mortes e estragos em centenas de municípios.
Em 2020 a comissão foi enfraquecida por uma composição exclusiva de órgãos do governo, medida revogada por decreto nesta segunda-feira.
Organizadores do evento esperam a participação de mais de 25 mil pessoas. Ideia é falar sobre ciência de maneira descontraída e descomplicada.
Para ser contemplada, família não pode ter renda superior a três salários-mínimos, nem ser beneficiária do programa estadual Volta Por Cima.
As mais baixas temperaturas – entre 0°C e 5°C – estão previstas para o centro-sul e a Serra Gaúcha. Na terça, em Porto Alegre, a temperatura vai variar de 10°C a 16°C, e haverá poucas nuvens.
Glauber do Amaral Cunha falará em sessão secreta no Senado. Há suspeitas de que ele tenha cobrado propina após interferência no resultado de jogo do campeonato carioca
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.