Voos da malha emergencial do Rio Grande do Sul já chegam ao interior

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Novos voos extras da malha aérea emergencial para o interior do Rio Grande do Sul começaram a operar nesta segunda-feira (13). O aeroporto de Porto Alegre está fechado em consequência das fortes chuvas que atingem o estado desde 29 de abril e provocaram 147 mortes e estragos em centenas de municípios.
Os voos regionais retomados têm como destino Santa Maria, Uruguaiana e Caxias. No sábado (11), três companhias aéreas brasileiras (Gol, Latam e Azul) já operaram voos para os municípios gaúchos de Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado que atualiza os serviços de infraestrutura, divulgado nesta segunda-feira (13), os aeroportos administrados pelo governo do estado que operam normalmente são os de Canela, Capão da Canoa, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Torres. Os aeroportos municipais em funcionamento são os de Santa Cruz do Sul e de Caxias do Sul. A operação deste último, porém, varia conforme as condições climáticas e, por isso, a situação tem sido constantemente atualizada. Já os terminais concedidos à iniciativa privada, administrados pela CCR Aeroportos, que estão em operação são os de Bagé, Pelotas e Uruguaiana.
O Aeroporto iIternacional Salgado Filho, em Porto Alegre, permanece fechado por tempo indeterminado por questões de segurança porque a pista de pouso, o terminal de passageiros e as salas de embarque ficaram totalmente alagados.
Estes são os primeiros voos extras da malha aérea emergencial de 116 voos criada para atender a população que deseja deixar o estado ou acessar as cidades gaúchas. A ampliação da oferta de voos foi anunciada na última quinta-feira (9) pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas e companhias aéreas.
Em nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que se reunirá com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para discutir a questão da malha aérea do estado e novas medidas emergenciais. “Estamos vendo os primeiros voos extras chegando ao interior do Rio Grande do Sul, garantindo, com isso, o direito de ir e vir da população neste momento delicado”, diz em nota.
Pelo plano emergencial, na primeira fase do total de 116 voos semanais, são 88 estão previstos em sete municípios no Rio Grande do Sul e 28, em três cidades catarinenses.
Estes são os trechos da malha aérea emergencial:
·  Aeroporto de Caxias do Sul (RS) | 25 voos semanais;
·  Aeroporto de Santo Ângelo (RS) | 2 voos semanais;
·  Aeroporto de Passo Fundo (RS) | 16 voos semanais;
·  Aeroporto de Pelotas (RS) | 5 voos semanais;
·  Aeroporto de Santa Maria (RS) | 2 voos semanais;
·  Aeroporto de Uruguaiana (RS) | 3 voos semanais;
· Base aérea de Canoas (RS) | 35 voos semanais;
· Aeroporto de Florianópolis (SC) | 21 voos semanais;
· Aeroporto de Jaguaruna (SC) | 7 voos semanais;
· Aeroporto de Chapecó (SC) | aumento de capacidade da aeronave.
 
Edição: Nádia Franco
Aeroporto de Porto Alegre está fechado por causa das chuvas que atingem o estado desde 29 de abril. Chuvas provocaram 147 mortes e estragos em centenas de municípios.
Em 2020 a comissão foi enfraquecida por uma composição exclusiva de órgãos do governo, medida revogada por decreto nesta segunda-feira.
“Pedimos a todas as pessoas que tiveram suas residências inundadas que não voltem para esses locais. E quem voltou, saia”, alertou o governador Eduardo Leite, durante entrevista à imprensa.
Organizadores do evento esperam a participação de mais de 25 mil pessoas. Ideia é falar sobre ciência de maneira descontraída e descomplicada.
Para ser contemplada, família não pode ter renda superior a três salários-mínimos, nem ser beneficiária do programa estadual Volta Por Cima.
As mais baixas temperaturas – entre 0°C e 5°C – estão previstas para o centro-sul e a Serra Gaúcha. Na terça, em Porto Alegre, a temperatura vai variar de 10°C a 16°C, e haverá poucas nuvens.
Glauber do Amaral Cunha falará em sessão secreta no Senado. Há suspeitas de que ele tenha cobrado propina após interferência no resultado de jogo do campeonato carioca
Em 2023, houve 107 casos e 14 mortes causadas pela doença. Vacina ACWY protege contra os 4 sorotipos de meningite, mas registrou, no ano passado, menos de 35% de cobertura na faixa de 11 a 14 anos.
Com decisão, serviço de segurança interna alemão pode manter a legenda AfD sob vigilância, com ferramentas como grampos telefônicos.
De acordo com o edital divulgado nesta segunda-feira, inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. As taxas devem ser pagas até 12 de junho.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.