STJ autoriza faculdade a cobrar mensalidade maior de alunos calouros

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Faculdades privadas podem cobrar mensalidade mais alta dos calouros, alunos que acabam de ingressar num curso superior, em relação aos veteranos, aqueles que já cursaram o primeiro semestre.
A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, por maioria dos ministros, entendeu que a condição para a cobrança maior é a comprovação do aumento de custos decorrente de alterações no método de ensino.
Com isso, eles reverteram decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que havia determinado a uma faculdade de Brasília que cobrasse de um grupo de alunos do primeiro semestre de medicina a mesma mensalidade estipulada para os veteranos do curso, bem como a devolução da diferença já paga.
Prevaleceu o entendimento do ministro Moura Ribeiro, para quem a faculdade conseguiu comprovar que uma remodelação no curso de medicina aumentou os custos, o que levou à cobrança maior aos novos ingressantes.
Segundo o ministro, a cobrança de valor adicional nas mensalidades deve ocorrer apenas nos períodos que guardem relação com o aumento de custos e deve ser proporcional a este.
Ficou vencida a relatora, ministra Nancy Andrighi, para quem o caso deveria retornar à primeira instância para exame detalhado de planilhas e documentos apresentados pela faculdade, para de fato constatar se o aumento de mensalidade corresponde à alta de custos alegada.
Para Ribeiro, os alunos que entraram com a ação tiveram a oportunidade de pedir exame detalhado das provas apresentadas pela faculdade, mas não o fizeram. Por isso, não caberia determinar nova análise.
Edição: Aécio Amado
Nesta edição do Focus, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – considerada a inflação oficial do país – em 2024 subiu de 3,72% para 3,76%.
Agência propõe que prefixo passe a ser empregado também em ligações para cobranças, doações e atividades que gerem mais de 10 mil ligações por dia.
Segundo secretaria municipal de Meio Ambiente, fenômeno foi causado por acomodação do solo e não oferece perigos adicionais à população.
De acordo com o edital divulgado nesta segunda-feira, inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. As taxas devem ser pagas até 12 de junho.
Prevaleceu o entendimento do ministro Moura Ribeiro, para quem a faculdade conseguiu comprovar que uma remodelação no curso de medicina aumentou os custos.
Número de desalojados passa de meio milhão em todo o estado. De domingo para hoje, mais quatro mortes foram confirmadas, elevando para 147 o número de vítimas.
Por meio do programa, inadimplentes têm acesso a descontos de, em média, 83% sobre o valor das dívidas. Em algumas situações, segundo o MF, o abatimento pode alcançar 96% do valor devido.
Neste fim de semana, voltou a chover forte no estado e as autoridades alertam a população a buscar áreas seguras. Dos 497 municípios do estado, 447 foram afetados.
Já dura sete semanas o pleito que vai eleger 543 parlamentares. Próximas fases serão em 20 de maio, 25 de maio e 1º de junho.
Egito anunciou intenção de apoiar formalmente o caso da África do Sul no Tribunal Internacional de Justiça, que alega genocídio por parte de Israel na guerra em Gaza.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google