Chega a 364 o número de municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (6), aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 pessoas feridas no estado.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu o estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul. A portaria com a lista das cidades foi publicada nesse domingo (5), em edição extra do Diário Oficial da União. Pouco antes, uma primeira portaria com 265 municípios chegou a ser publicada, mas foi revista em uma nova edição.
Na última quinta-feira (2), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já havia reconhecido a situação em todo o estado, seguindo o decreto estadual publicado no dia anterior.
Os temporais afetam mais de dois terços dos municípios gaúchos, e o reconhecimento da situação de calamidade facilita o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. De acordo com nota divulgada pela comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no estado nesse domingo, 14,5 mil pessoas foram mobilizadas nas três instâncias governamentais para as operações que resgataram, até o início desta semana, mais de 25 mil pessoas.
Uma publicação compartilhada por TV Brasil (@tvbrasil)
Até esta terça-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de nível vermelho para a região, indicando que as chuvas intensas permanecerão atingindo o estado, principalmente na região sudeste.
Edição: Juliana Andrade
Os termos do acordo ainda não foram divulgados, e Israel não se pronunciou até o momento. Israel pressiona moradores da cidade para deixarem algumas partes.
Enquanto o medida de alerta é de 2,5 metros, nível atual está em 5,26m
No comparativo com março de 2023, o setor registrou evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 26 unidades da federação.
Os dois primeiros leilões para venda do óleo da União estão sendo previstos para julho deste ano e abril de 2025. Os demais leilões deverão ocorrer no 4º semestre de 2025.
Boletim divulgado nesta tarde pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que 873.275 pessoas foram afetadas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes.
Ministro Paulo Pimenta participou, na manhã desta segunda-feira (6), de reunião das bancadas federal e gaúcha com ministros do governo federal, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Segundo a agência, a medida excepcional visa garantir o abastecimento à Região Sul, já que o biodiesel e o etanol chegam ao estado por rodovias, muitas das quais estão bloqueadas.
Aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas registradas em todo o Rio Grande do Sul.
Organizadores veem como principais ameaças ataques efetuados pelo crime organizado e ativistas, entre outros. “Hackers éticos” foram acionados para testar os sistemas de informática.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.