STJ amplia prazo para vítimas de abuso pedirem indenização na Justiça

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu alterar o prazo prescricional para vítimas de abuso sexual na infância e adolescência requererem indenização para reparação por danos psicológicos.
Conforme decisão da Quarta Turma do STJ, o prazo começa a contar a partir do momento em que a vítima toma consciência dos danos, e não três anos após completar 18 anos. A questão foi julgada na terça-feira (23).
A questão foi decidida no caso de uma mulher que entrou com uma ação de danos morais e materiais contra o padrasto. Ela alegou ter sido violentada dos 11 aos 14 anos, mas só entrou com o processo de indenização aos 34, quando passou a ter crises de pânico. Após iniciar sessões de terapia, um laudo psicológico confirmou que as crises eram causadas pelas recordações dos abusos.
Na primeira instância, o Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou a ação ao entender que o prazo para requerer a indenização é de três anos após a vítima atingir a maioridade civil.
Ao analisar o recurso da vítima, o STJ entendeu que o prazo de prescrição de três anos não pode ser exigido de vítimas de abusos. Para o relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, os danos psicológicos podem variar ao longo da vida.
“Considerar que o prazo prescricional termina três anos após a maioridade não é suficiente para proteger os direitos da vítima, tornando-se essencial analisar o contexto específico para determinar o início do lapso prescricional em situações de abuso sexual”, afirmou o ministro.
O entendimento foi seguido por unanimidade.
Edição: Denise Griesinger
O resultado marcou o encerramento da 4ª rodada. Com este resultado o Verdão fica na 12ª posição com cinco pontos e o Tricolor estaciona na 14ª com quatro pontos.
Investigações apontam que Jefferson Araujo dos Santos, conhecido como “Chica”, chefia milícia que explora áreas na cidade da Baixada Fluminense. 
Ministro da Fazenda avalia que placar no STF no julgamento da derrubada da desoneração mostra a necessidade de acordos para evitar mais prejuízos à Previdência Social.
Questão foi decidida no caso de uma mulher que entrou com ação contra o padrasto. Ela alegou ter sido violentada dos 11 aos 14 anos, mas só entrou com o processo de indenização aos 34.
Comandante do Batalhão de Choque foi afastado do cargo até o fim das investigações. 
Aumento deve-se ao desempenho de navios plataforma que produzem, armazenam e transferem petróleo e gás e à entrada em operação de 19 poços de projetos complementares nas bacias de Campos e de Santos.
Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina são as unidades da Federação com maior incidência da doença. 
Estudante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) também terá de pagar indenização por fraude ao sistema de cotas.
O Brasil passa a disputar apenas com a chapa formada por Bélgica, Alemanha e Holanda. A sede da próxima Copa de futebol feminino será conhecida no dia 17 de maio.
Número 14 do mundo, a brasileira avançou após derrotar a grega Maria Sakkari (6ª no ranking),com um duplo 6/4. Nesta terça (29), às 7h30, Bia encara a polonesa Iga Swiatek.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.