Mortes por dengue somam 105 na cidade de SP e 465 em todo o estado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A capital paulista registra 105 mortes por dengue, informou a Secretaria Municipal de Saúde. O total fica bem acima da média dos nove anos anteriores, de 5,4 óbitos, e corresponde a mais de um quinto (22,5%) do confirmado em todo o estado, que soma 465 mortes até o momento, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
Em todo o estado, já são 815.396 casos confirmados, dos quais 220.029 são de habitantes da capital. Entre os distritos administrativos da capital com maior número de casos confirmados de dengue estão Itaquera (9.740), Itaim Paulista (7.920) e Jardim Ângela (6.642). Também figuram nesse grupo São Miguel (6.245), Vila Curuçá (5.958), Lajeado (5.809), Cidade Tiradentes (5.026).
O patamar atual do município também é bastante superior ao atingido em 2015, quando 25 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. A dengue é uma infecção transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é agente das arboviroses zika e chikungunya.
De modo geral, os pacientes com dengue apresentam sintomas como febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), náusea (enjoo), dor nas costas e dor retro-orbitária (dor atrás dos olhos). O quadro também pode incluir vômito, artralgia (dor nas articulações), artrite (inflamação das articulações), exantema (manchas avermelhadas na pele), petéquias (manchas marrom-arroxeadas), leucopenia (queda de glóbulos brancos no sangue), prova do laço positiva (quando se identificam mais de 20 pontos vermelhos em certa região marcada na pele) e conjuntivite.
Uma parcela dos pacientes pode ter uma evolução do quadro, que se agrava e abrange dor abdominal intensa, vômito persistente, que pode conter sangue, sangramento nas gengivas ou no nariz, dificuldade para respirar, confusão mental, fadiga, aumento do fígado, queda da pressão arterial e sangue nas fezes. Ao todo, existem quatro sorotipos de dengue, o que significa que uma pessoa pode contrair a doença quatro vezes, manifestando ou não os sintomas e de forma branda, grave ou letal.
Edição: Juliana Andrade
Dez das 12 escolas da elite do carnaval carioca já anunciaram o enredo para 2025, e mais da metade delas abordará assuntos ligados à negritude e personalidades negras.
Melhor equipe mista continental foi a brasileira, que faturou ouro ao derrotar Cuba na final. O Campeonato Pan-Americano e da Oceania reuniu 498 ateltas de 30 países no Parque Olímpico.
Eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais pode ter dificuldades para emitir documentos como passaporte e fazer matrículas em universidades.
Medida prevê redução da taxa de juros real dos débitos, em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizante nos estados que renegociam dívidas dos estados com a União.
Método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do Aedes aegypti em laboratório e criar mosquitos que têm o microrganismo, mas são incapazes de carregar os vírus que causam dengue, zika, chikungunya ou febre amarela.
Nos anos 1970, ex-presidente do Uruguai foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, na luta contra a ditadura no Uruguai, e ficou preso por 12 anos.
Interessados poderão se inscrever de 2 a 20 de maio no site do Instituto AOCP. Inscrição custará R$ 60. Prova objetiva será aplicada em todas as capitais.
RioGaleão diz que, entre os dias 1º e 6 de maio, são previstos 170 voos extras, que devem levar ao Rio cerca de 15 mil passageiros adicionais. Espera-se movimento 30% a mais na Rodoviária Novo Rio nos dias 3 e 4.
Instituição fechou os prédios no dia durante os protestos pacíficos. Os estudantes gritavam “Palestina Livre” e pediam que a instituição condenasse Israel.
Em todo o estado, já são 815.396 casos confirmados da doença, dos quais 220.029 são de habitantes da capital.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google