Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O estado de São Paulo registrou a primeira morte por febre amarela deste 2024. Ela aconteceu no último dia 29 de março. O morto, um homem de 50 anos, morador de Águas de Lindóia, passou pela região de Monte Sião, em Minas Gerais. Por causa disso, a vacinação contra a doença na região onde o homem faleceu foi intensificada. A notícia da morte, levou o governo estadual a alertar a população paulista a manter a imunização em dia, mesmo que ainda não esteja caracterizada uma epidemia ou pandemia.
“A vacina contra febre amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do estado. Até o último dia 22 de abril, em todo o território estadual, a cobertura vacinal contra febre amarela é de 68,47%”, diz o governo estadual.
Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quem reside nas áreas com recomendação da vacinação a contra febre amarela e pessoas com viagens marcadas para esses locais devem imunizar-se pelo menos dez dias antes da viagem. O prazo é necessário porque a vacina tem um período de dez para gerar os anticorpos.
“Quem for viajar para zona de mata, para acampamentos, trilhas, cachoeiras, é de suma importância a imunização o quanto antes”, alertou a coordenadora da Vigilância em Saúde (CCD/SES-SP), Regiane de Paula.
Ao contrário do que pensa parte da população, macacos não passam febre amarela para humanos, a morte deles é um sinal da presença do vetor na região. A infecção é transmitida por mosquitos silvestres, que vivem em áreas de matas e não habitam em ambiente urbano das cidades. Por isso, é importante que turistas que praticam atividades como acampamentos, trilhas e escaladas, ainda não imunizados, busquem a vacinação. 
Edição: Aécio Amado
Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), existem fontes de recursos para compensar a medida.
“Precisamos disso. Ficaremos muito frustrados se isso não rolar. Porque esta é uma discussão que tem que ser feita no plenário físico, de portas abertas”, afirmou o coordenador jurídico da Apib, Maurício Terena.
Ato pediu investigação de PMs envolvidos na morte de Talla Mbaye. Ele morreu após cair do sexto andar de um prédio durante uma ação policial. Em nota, SSP informou que homem estava fugindo.
Tocha olímpica parte neste sábado (27) para o porto de Marselha, onde inicia o o revezamento por cidades francesas até 26 de julho, dia da cerimônia oficial de abertura dos Jogos de Paris.
Ela aconteceu no último dia 29 de março. A vítima é um homem de 50 anos, morador de Águas de Lindóia, e transitou pela região de Monte Sião, em Minas Gerais.
Em fevereiro, o palácio revelou que o rei de 75 anos havia sido diagnosticado com uma forma não especificada de câncer. Desde então, ele está em tratamento.
Ministro Alexandre de Moraes pediu informações à rede sobre o relatório da PF indicando que investigados continuam realizando transmissões ao vivo.
Andamento do processo tinha sido suspenso por decisão liminar na última quarta-feira (24). O veículo ligará Campinas a São Paulo em 64 minutos, com 15 minutos de intervalo entre os trens e uma parada em Jundiaí.
Após ser agredido mesmo com os braços atrás das costas, o homem também recebeu jato de spray de pimenta espirrado em seu rosto.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.