Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil. A proposta é facilitar à população a consulta de valores máximos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Em nota, a Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.
Até então, a lista de preços máximos permitidos para a venda de medicamentos era disponibilizada no portal da Anvisa e atualizada mensalmente. Com o novo painel, além da lista, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, conforme o produto desejado, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.
Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, a orientação da agência é encaminhar uma denúncia à própria CMED, “contribuindo, assim, para o monitoramento do mercado e inibindo práticas de sobrepreço pelos estabelecimentos.”
“Destaca-se que, considerando a obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos, o painel tem como objetivo auxiliar a consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente.”
O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o chamado preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos, ou seja, farmácias e drogarias.
Já o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos que constam em rol ou para atender decisão judicial. Ele corresponde ao resultado da aplicação de um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.
Edição: Valéria Aguiar
Maioria dos casos prováveis está na faixa dos 20 aos 29 anos, seguida pelas dos 30 aos 39 anos, 40 aos 49 anos e 50 aos 59 anos, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses do MS.
Com a medida, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, conforme o produto desejado, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou número de registro.
Serviço online para dar início aos procedimentos para emissão do documento de viagem podem ser solicitados na página da Polícia Federal.
Ministras belgas condenaram bombardeio do Exército israelense na parte leste da cidade de Rafah. Filho de sete anos do trabalhador também morreu.
Exclusão deste tipo de produto está prevista no projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária do consumo, enviado na quarta-feira (24) ao Congresso.
A análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos de idade e 40%, em idosos com mais de 60 anos, diz a Secretaria de Saúde.
Celebrações em todo o país marcam passagem de meio século do golpe de Estado que pôs fim à ditadura de Oliveira Salazar e Marcello Caetano.
Plataforma Unitária Democrática, que reúne a oposição, disse que medidas são ilegais, inconstitucionais e uma nova ofensiva contra o direito dos cidadãos.
Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro. Pagamento segue até o dia 3 de maio, conforme o mês de nascimento do beneficiário.
Apesar de seguir a tendência histórica, o campo apresentou em 2013 sua melhor situação desde que o levantamento começou a ser feito pelo IBGE, em 2004.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google