Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um mundo cheio de cores, sons e sensações diferentes. Uma experiência que a conecta com uma expressão cultural e comunitária ancestral. Esse é o enredo do disco-livro É Pretinha, lançado nesta semana pela editora Rubra.
As autoras são Marina Iris e Manu da Cuíca, com ilustrações de Tétiiz e produção musical de Ana Costa. O objetivo das autoras era celebrar o samba e a infância. E, ao misturar livro e músicas, permitir que os leitores mergulhassem em um cenário mais vibrante e sensorial.

As músicas podem ser ouvidas no Spotify e YouTube gratuitamente.
Uma das autoras, Marina Iris, explica que se inspirou em ambientes comuns do subúrbio para criar a história de É Pretinha.
“Quando idealizei o É Pretinha, pensei em trazer para a literatura infantil o contexto de samba, subúrbio, quintal, família e ancestralidade. Queria que tudo estivesse presente de forma natural e poética, inspirada na infância cheia de abstração e poesia”, disse Marina Iris.
Outra autora, Manu da Cuíca, revela que a história traz elementos pessoais do passado e do presente.
“Contar uma história após me tornar mãe se tornou um rito de intimidade e carinho, onde entrelaço minha infância na da minha filha. Eu, Ana e Marina conversamos muito sobre essa dimensão das histórias antes de começarmos a criar”, disse Manu da Cuíca.
Edição: Nádia Franco
Bebê sobrevivente, pesando 1,4 kg e nascida de cesariana de emergência, estava estável e melhorando gradualmente, disse o médico Mohammed Salama.
No primeiro Encontro de Líderes Rurais, na Costa Rica, promovido pelo IICA, produtoras de diferentes países compartilham as experiências e as perspectivas para o futuro.
Serviços de emergência palestinos disseram que as equipes vão continuar com as operações de busca e recuperação de corpos nos próximos dias, “pois ainda há número significativo deles”.
Acampamento Terra Livre, que neste ano chega em sua 20ª edição, é a principal mobilização indígena do país e deve reunir milhares de participantes, representando as centenas de etnias existentes no Brasil.
“Vamos desferir-lhe novos golpes duros – e isso vai acontecer em breve”, disse o premiê israelense, acrescentando que essa é a única forma de libertar reféns e obter vitória.
Ato em Copacabana teve discursos em favor do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão, além de críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e às investigações em relação à tentativa de golpe de Estado.
Atleta foi a primeira brasileira a chegar a uma final olímpica. Durante evento em São Paulo neste fim de semana, ela contou sua experiência e as dificuldades que enfrentou.
Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.
“Gangues aterrorizam a população, roubam algumas coisas, dinheiro, telefone, laptop, e também estupram mulheres e meninas”, diz o haitiano Saint Hubert Bruno, pequeno agricultor.
Produto é comercializado como medicamento por redes de desinformação que advogam contra o programa de vacinação e afirmam – sem qualquer comprovação científica – que o produto pode “inativar” imunizantes.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.