Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra um aumento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a tarifa zero no transporte coletivo público. No total, segundo a pesquisa, há 106 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus, a tarifa zero universal.
O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. Em todos os municípios pesquisados houve elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%.
Entre as cidades pesquisadas estão Caucaia (CE), que adotou a tarifa zero em 2021, e 2 anos depois viu o número de passageiros subir 371%, de 510 mil mensais para 2,4 milhões mensais. Luziânia (GO) teve elevação de 202% no número de passageiros em um período de 2 meses, de 4,3 mil por dia, em outubro de 2023, quando adotou o passe livre, para 13 mil por dia, em dezembro de 2023.
Maricá (RJ) teve aumento de 144% após três anos da adoção da tarifa zero; Ibirité (MG), de 106%, após três meses; São Caetano do Sul (SP), de 218%, após quatro meses; Paranaguá (PR), de 146%, após um ano; Balneário Camboriú (SC), de 43%, após seis meses; Itapeva (SP), de 267%, após um ano e meio; Cianorte (PR), de 99%, após um ano; Lins (SP), de 150%, após um mês; Mariana (MG), de 145%, após dois anos; e Santa Isabel (SP), de 33%, após um ano e meio.
“O aumento da demanda indica o potencial de uso do transporte público pela população. A tarifa zero promove uma maior mobilidade e acessibilidade, facilitando deslocamentos para as atividades essenciais no ambiente urbano, em diferentes horários do dia, não só em horário de pico”, avalia o diretor executivo da NTU, Francisco Christovam.
“Esse aumento da demanda precisa ser considerado pela prefeitura que planeja adotar a tarifa zero. Não basta ter recursos para cobrir o custo atual, é preciso avaliar a necessidade de aumento da frota e definir fontes permanentes de recursos, para que a tarifa zero tenha sustentação”, acrescentou Christovam.
Edição: Fernando Fraga
Processo de aquisição emergencial em dezembro de 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a versão mais atualizada do imunizante.
Presidente da AP, Mahmoud Abbas, defendeu que o veto norte-americano é “uma agressão flagrante contra os direitos, a história e a pátria” do povo palestino.
Pesquisa mostra que há 106 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus, a tarifa zero universal.
Distribuição não comprometeria a sustentabilidade financeira da estatal, segundo nota do conselho de administração.
Mostra, com aproximadamente 180 itens de cerca de 80 artistas das cinco regiões do país, recorre a uma vasta diversidade de técnicas e modos de vivenciar a arte.
Para o leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul, estão previstas chuvas acima da média em maio. Não estão descartados eventos de chuva na parte norte e leste da região Nordeste.
Número de mortes confirmadas é 35% superior ao ano de 2023, quando 1.179 brasileiros perderam a vida para doença. Diferença entre casos em investigação de 2023 e 2024 supera os 1.707%.
Estudo do Inca – feito em 2022 – concluiu que o consumo de álcool foi responsável por R$ 81,51 milhões dos gastos federais com o tratamento de câncer, em 2018, no Brasil.
No processo que tramita no Reino Unido, 700 mil atingidos cobram indenização por danos morais e materiais. São listadas perdas de propriedades e de renda, despesas e impactos psicológicos.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, explica que o Rotas Literárias promove um novo olhar sobre os destinos turísticos do Rio e mostra o potencial da inovação para melhorar o país.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google