Primeiro fórum estadual do Programa Imóvel da Gente é instalado em SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O primeiro Fórum Estadual de Apoio ao Imóvel da Gente foi instalado nesta sexta-feira (19), na cidade de São Paulo. O fórum atua no âmbito do Programa de Democratização de Imóveis da União, criado pelo governo federal para destinar imóveis públicos sem uso para habitação social e outras políticas públicas.
A Instalação do fórum, que objetiva promover o debate e a priorização da democratização desses imóveis, teve a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que destacou a importância da participação de integrantes do estado e município.
“Essa parceria vai viabilizar recursos suficientes para garantirmos moradias nos centros das cidades. É uma felicidade enorme de poder firmar esse acordo e ter o primeiro fórum aqui em São Paulo, porque essa cidade possui uma maturidade nessa discussão gigantesca e que vai nos ajudar a levar essa cultura para todo o Brasil”, disse a ministra, conforme divulgação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Dweck acrescentou que o programa valoriza o patrimônio público ao dar uma destinação social, garantindo a prestação de um melhor atendimento à população, com cuidado especial à população em situação de rua.
Com o programa, mais de 500 imóveis da União em 200 municípios poderão ser destinados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado para construção de habitações e equipamentos públicos. Além desses, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos.
Hoje, foram nomeados 18 titulares e suplentes do grupo em São Paulo. O fórum paulista conta com a participação de representantes do governo federal, estadual e municipal, além da sociedade civil. Na oportunidade, também foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre União e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico para apoiar ações do programa.
O superintendente do Patrimônio da União de São Paulo, Celso Santos Carvalho, afirmou que a missão é colocar esse patrimônio imobiliário a serviço da consolidação dos direitos e do combate à desigualdade social no país. “A orientação do presidente Lula é de democratizar os imóveis da União e essa é a nossa forma de contribuir para o esforço de reconstrução nacional”, disse.
Edição: Aécio Amado
Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) classificou proposta de “irrisória e decepcionante”.
O programa valoriza o patrimônio público ao dar uma destinação social, garantindo a prestação de um melhor atendimento à população em situação de rua.
Já classificado a Paris 2024, Filipinho optou por tirar um ano de folga da WSL para cuidar da saúde mental. Ele participa nesta sexta (19) da cerimônia de entrega do Prêmio Laureus.
Venda e consumo desses dispositivos estão proibidos desde 2009.
Com a participação de mais de 400 representantes de diferentes etnias, Semana dos Povos Indígenas vai até domingo e discute preservação ambiental e mudanças climáticas nas terras indígenas.
É preciso uso de binóculo ou telescópio para ver a passagem do objeto. O melhor horário para observação será entre 17h40 e 18h30.
Mundial na Turquia reunirá 431 atletas de 52 países. Serão 14 representantes brasileiros na disputa, entre eles está a dupla Viviane Lyra e Caio Bonfim (foto) que competirá na maratona por equipes.
Técnico do mapeamento de mineração no MapBiomas alerta que toda a ilegalidade em torno da atividade garimpeira na região reforça a gravidade dos resultados encontrados.
Manifestantes também reivindicam mais bolsas para pesquisa, bandejões abertos e ampliação de alojamentos.
O ministro Mauro Vieira transmitiu a preocupação do governo brasileiro ao chanceler do Irã, durante encontro bilateral ocorrido nesta sexta-feira na sede da ONU, em Nova York.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google