Conflito: China manifesta preocupação e pede calma aos envolvidos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério das Relações Exteriores da China pediu neste domingo (14) às partes relevantes que exerçam calma e contenção para evitar novas escaladas após o ataque militar do Irã contra o território israelense.
O Irã lançou mísseis e drones contra Israel na noite de sábado (13), afirmando que o ataque é uma resposta ao ataque contra seu consulado na Síria, em 1° de abril. O Irã atribui a responsabilidade da agressão a Israel, que não negou nem assumiu a autoria.
“A China expressa profunda preocupação com a atual escalada e pede às partes relevantes que exerçam calma e contenção para evitar novas escaladas”, diz texto publicado pela agência chinesa Xinhua.
“O porta-voz observou que a situação atual é o mais recente transbordamento do conflito em Gaza. Não deve haver mais atrasos na implementação da Resolução 2.728 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e o conflito deve terminar agora”.
A resolução citada determinava o cessar-fogo imediato em Gaza no mês do Ramadã, que é sagrado para a religião islâmica, além da libertação dos reféns israelenses em poder do Hamas.
No comunicado, a China pede à comunidade internacional, especialmente aos países com influência, que desempenhe um papel construtivo para a paz e a estabilidade da região.
A posição chinesa de pedir contenção a todos os envolvidos vai na mesma linha que o comunicado emitido pela Rússia. Os principais países ocidentais condenaram o ataque e declararam apoio a Israel.
“Apelamos a todas as partes envolvidas para que tenham contenção e para evitar uma escalada perigosa. Contamos com os Estados da região para encontrar uma solução para os problemas existentes, através de meios políticos e diplomáticos”, acrescentou, num comunicado, o ministério chefiado por Serguei Lavrov.
O foverno russo destaca no entanto que, “de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, o ataque [contra Israel] foi realizado no âmbito do seu direito à autodefesa nos termos do Artigo 51 da Carta da ONU, em resposta a ataques contra alvos iranianos no região”, nomeadamente o ataque ao consulado iraniano em Damasco, que Moscou “condenou veementemente”.
Os russos manifestaram também “grande preocupação” com os acontecimentos na região e sublinharam que tinham alertado para o aumento das tensões caso não fosse encontrada uma resolução para “as numerosas crises no Oriente Médio, principalmente na área do conflito israelense-palestino”.
*Com informações da Xinhua e da RTP.
Edição: Juliana Andrade
Após ataque ao território israelense, a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, disse que o regime iraniano “quase mergulhou uma região inteira no caos”.
É importante punir criminosos, mas é preciso ir além, ampliar campanhas preventivas e educativas e garantir acesso da mulher em situação de violência a serviços de acolhimento, dizem especialistas.
Pedro Caixinha enalteceu o resultado do time paulista que saiu perdendo por 2 a 0 no Maracanã. No outro jogo da primeira rodada do Brasileirão, o Fortaleza bateu o São Paulo fora de casa.
Alerta foi feito por telefone pelo presidente norte-americano, Joe Biden, ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
De segunda (15) a sexta (19), ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20.
Participantes da Faixa 1 do Desenrola não podem participar. Também não podem ser negociadas dívidas com bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis), dívidas prescritas e contratos com as parcelas em dia.
Rubro-Negro avançou à final após bater o Halcones (México) na noite de sábado (13). Time brasileiro busca o bicampeonato às 22h10 deste domingo (14), na Argentina.
Em comunicado, país pede à comunidade internacional, especialmente às nações com influência, que desempenhe um papel construtivo para a paz e a estabilidade da região.
Irã lançou ataque contra Israel, com uso de drones (aeronaves não tripuladas), mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, a grande maioria interceptada, segundo o Exército israelense.
Números sorteados neste sábado (13) são 07 – 15 – 19 – 35 – 40 – 42. Próximo sorteio será na terça-feira (16).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google