Demissão de diretor da Penitenciária Federal de Mossoró é oficializada

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A demissão do diretor da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Humberto Gleydson Fontinele Alencar, foi publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União. A medida acontece um dia após a captura dos fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento em Marabá, no estado do Pará, mas o documento é datado do dia 25 de março.
Os fugitivos foram presos com mais quatro pessoas e também houve a apreensão de um fuzil e aparelhos celulares. Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que criminosos das mesmas facções de Mendonça e Nascimento ajudaram nesses 50 dias em que os detentos permaneceram em fuga.
A operação de recaptura envolveu o monitoramento pelo uso da inteligência, o que possibilitou a prisão de 14 pessoas envolvidas no caso e a localização e prisão dos fugitivos a 1,6 mil km de distância do local de fuga.
Lewandowski havia afastado o diretor da unidade prisional de segurança máxima desde o dia em que a fuga dos dois detentos se tornou pública, em 14 de fevereiro. Na ocasião, o ex-diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, Carlos Luis Vieira Pires, foi nomeado interventor.
O caso chamou a atenção por ser a primeira fuga registrada no país no sistema penitenciário federal, desde a sua criação em 2006. Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a rede -formada por cinco presídios de segurança máxima -possui protocolos e sistema de vigilância avançados.
As investigações apontaram que Mendonça e Nascimento fugiram da Penitenciária de Mossoró usando ferramentas disponibilizadas para uma obra de reforma na unidade. A corregedoria-geral da Senappen informou que a apuração não identificou indícios de corrupção na fuga. Três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) foram instaurados para identificar e corrigir infrações entre os servidores da unidade.
Edição: Kleber Sampaio
Joe Biden ameaçou mudar a política norte-americana em relação a Israel, a menos que o país reduzisse os danos aos civis e aos trabalhadores humanitários em Gaza.
“É dever do governo federal valorizar as obras de pequeno valor, que podem ser aquelas que mais beneficiam a população”, disse Lula ao inaugurar obras no Recife.
Operação de recaptura de fugitivos envolveu monitoramento com uso da inteligência, o que possibilitou a prisão de 14 pessoas envolvidas no caso de ampla repercussão nacional.
Condenações são por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada, segundo o TJRJ.
Anúncio ocorre pouco antes do fim de uma experiência de três anos, em 275 unidades de saúde do país, que administrou fármacos à base de cannabis a 3.035 pacientes.
Exame possibilita que jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada possam ter a certificação do ensino fundamental e médio.
Pesquisadores apontam que norte-americanos operaram para desestabilizar governo de João Goulart e abrir caminho para instalação de ditadura militar no Brasil.
Porta de Erez, no Norte de Gaza, e o Porto de Ashdod, parcialmente destruído pelo Hamas estão fechados desde o ataque de 7 de outubro.
Já o São Paulo do técnico Thiago Carpini foi até o estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, e acabou sendo superado por 2 a 1 pelo Talleres (Argentina).
Estrutura do Sistema Nacional de Cultura será dividida de forma colaborativa entre diferentes entes da Federação (União, estados e municípios).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google